Niterói / RJ - segunda-feira, 29 de abril de 2024

Tratamento de Varizes com Espuma

O tratamento de varizes com espuma é técnica consagrada descrita há mais de 20 anos e que recentemente se popularizou no Brasil, consta basicamente da injeção nas veias varicosas de uma substância líquida (Polidocanol) que quando misturada na proporção exata com ar transforma-se numa espuma densa e cremosa que é aplicada pelo médico especialista nas veias dilatadas, após criteriosa avaliação pelo mesmo com equipamento de ultrasonografia (Doppler).

Esse método quando utilizado por especialista em angiologia e cirurgia vascular, habilitado na área, com experiência em ultrasonografia vascular e em ambiente adequado é muito seguro e tão eficiente quanto a cirurgia de varizes tradicional. Não precisa de anestesia nem de repouso e deve ser feito em consultório por equipe treinada.

Após sua aplicação, recomendamos o uso de uma meia específica para procedimentos vasculares que deve ser usada por 24h em geral, devendo o paciente retornar para revisão dentro de 7 e 14 dias.

Essa forma de tratamento geralmente deve ser feita em sessões para respeitarmos o volume máximo de espuma permitido por aplicação, o que torna a técnica muito segura.

A complicação mais comum é a formação de manchas (hiperpigmentação) que ocorre em até 30% dos pacientes, mas que costuma desaparecer após aguns meses. Tromboflebites, pequenas inflamações, trombose profunda são descritas, sendo esta última, bastante rara.